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Documentário

O Congresso: Confiram abaixo o vídeo sobre o XII CBTermo e VIII Escola de Termodinâmica, realizados em Curitiba de 05 a 09 de maio de 2024. Neste vídeo, entrevistamos a Profa. Lourdes Vega (Khalifa University, Abu Dhabi) – a quien queremos expresar nuestro más sincero agradecimiento! – e o prof. Marcos R. Mafra (UFPR), um dos coordenadores do XII CBTermo.

Marcos da Termodinâmica no Brasil: Confiram abaixo o vídeo sobre os Marcos da Termodinâmica no Brasil. Neste vídeo, foram entrevistadas as profas. Maria Alvina Krähenbühl (Unicamp), Silvana Mattedi e Silva (UFBA), Lucienne Romanielo (UFU) e os profs. José Vladimir de Oliveira (UFSC) e Osvaldo Chiavone (UFRN). A organização agradece, mais uma vez, às entrevistadas e aos entrevistados pela disponibilidade em participar das conversas realizadas durante o XII CBTermo!

Ensino da Termodinâmica na EQ Parte 1: Confiram abaixo o vídeo sobre a importância de John M. Prausnitz e sua conexão com o DEQ/UFPR.

Neste vídeo, a entrevistada é a profa. Agnes de Paula Scheer (professora titula senior na UFPR), a quem gostaríamos de agradecer imensamente pela disponibilidade e por compartilhar a história de uma mensagem enviada pelo prof. John M. Prausnitz, cuja tradução livre é mostrada a seguir:

“Querida Agnes,

“Fico feliz em enviar a você, seus colegas e estudantes, saudações a partir do Departamento de Engenharia Química da Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA).

“A Engenharia Química envolve uma ampla área de fenômenos naturais. Ela é intelectualmente diversa, com muitas aplicações na indústria, energia e cada vez mais na medicina.

“Engenheiros químicos, mais do que outros engenheiros, são conhecidos por sua versatilidade, ou seja, por seus conhecimentos em ciências e tecnologia e, mais importante, pela coragem em tentar resolver novos problemas, como a distribuição de um medicamento a uma parte em particular do corpo, a aplicação de vacina através da pele sem necessidade de agulha, produção de combustível líquido a partir de resíduo agrícola, pesquisa de catalisador para converter gás natural em polímeros baratos, construção de bateria para armazenamento de eletricidade em ampla escala, construção de método de irrigação para fazer plantas crescerem no deserto, produção de um pesticida que não seja prejudicial a seres humanos ou animais, sintetização de materiais baratos que possam converter luz solar em energia elétrica e muitos, muitos outros. A engenharia química não tem fronteiras.

“Ainda que a Engenharia Química seja nova na Universidade Federal do Paraná, ela com certeza irá crescer e prosperar, assim como ocorreu em diversas universidades do mundo todo. A razão para este crescimento é simples: pessoas em todo o mundo querem melhorar seus padrões de vida; para fazer isso, precisamos aplicar química, frequentemente em larga escala (muitas toneladas de produtos por dia). Colocar a química aplicada para trabalhar é nossa tarefa; é a essência da Engenharia Química.

“É um prazer para nós, de Berkeley, darmos as boas vindas à Universidade Federal do Paraná para se unir à irmandade internacional da Engenharia Química e participar do nosso esforço para tornar o mundo um lugar melhor para todos os seus habitantes.

“Desejo-lhes sucesso em seus trabalhos, sabendo que este sucesso irá lhes trazer satisfação. O trabalho de vocês é útil e importante e isso lhes trará felicidade.

“Com os melhores cumprimentos,

Atenciosamente,

John.”

Ensino da Termodinâmica na EQ Parte 2: Confiram abaixo o vídeo sobre o Mapeamento de Habilidades e Competências para o ensino da Termodinâmica- Inovação Unicamp, em que o entrevistado é o prof. Luís Fernando Mercier Franco (Unicamp), a quem gostaríamos de agradecer pela disponibilidade e por compartilhar suas ideias.

Universidade Federal do Paraná
XII CBTermo e VIII Escola de Termodinâmica

Centro Politécnico - Av. Cel. Francisco Heraclito dos Santos, 100
81531-980 | Curitiba |
cbtermo@ufpr.br
(41) 3361-3590
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